Falcom, por favor, acelere a tradução de seus títulos para o ocidente. Eu sei que a série Trails está bem avançada, mas a espera por “Ys X: Nordics” tem sido dolorosa. O RPG, previsto para sair em 25 de outubro no PC, PlayStation 4/5 e Nintendo Switch, ao menos ganhou uma demo a partir desta segunda-feira (14) para aqueles que como eu estão ansiosos para jogá-lo (Link para versão PC / PlayStation / Switch)
Para aqueles que ficaram incrivelmente decepcionados com a limitação de cenários de “Ys IX”, “Ys X: Nordics” é um respiro de alívio. A demo que traz as horas iniciais da história – incluindo tutoriais e uma boa dose de explicação sobre a nova região em que Adol irá se aventurar – já mostra uma boa variedade de cenários, inimigos e mudanças agradáveis no sistema de combate.
Quem já jogou “Ys” após “Ys VIII” já sabe mais ou menos o que esperar: bloqueios e esquivas precisas continuam presentes com mecânicas essenciais para quem quer jogar nas dificuldades mais altas, e uma boa variedade de monstros – muito mais do que apareceu nas horas iniciais de “Ys IX”.
O maior atrativo da sequência é, obviamente, o sistema “Cross Action System”. Unificar combos com outros personagens não é nenhuma novidade em Ys, mas “Ys X” faz ele mais atrativo com o fato de além de conseguir controlar dois personagens “ao mesmo tempo”, a gama de opções em habilidades é bem maior do que nos jogos anteriores.
Pessoalmente, eu prefiro controlar dois personagens a uma party inteira que não ajuda ou acaba limitada demais. Foi o que aconteceu em “Ys VIII” e “Ys IX”. Eu acabava me focando demais em Adol e esquecia dos outros personagens e suas habilidades – elas só eram úteis quando o cenário, uma quest ou a história me forçava a usá-las.
Falando em história, a de “Ys X: Nordics” não aparenta ser o ponto forte da Falcom. O começo é bem “estereotipado” e até relativamente similar ao de “Ys VIII”, além do que, ir para uma região “nórdica” não é – para mim – o ápice da criatividade.
Espero que o restante do jogo consiga equilibrar essa falta de criatividade na história, ao menos até onde consegui jogar, com boa exploração. Uma das mecânicas que eu não vi na demo é o sistema de navegação e combate naval – uma das grandes apostas da Falcom para revigorar a série.
E, para aqueles que estão planejando pegar a versão PC, já adianto que ela está maravilhosamente bem otimizada e com uma quantidade absurda de opções para reduzir serrilhados e melhorar as sombras. Certamente vai ser a versão “definitiva” se você quer o máximo dos visuais do jogo.
Falando em visuais, o que diabos aconteceu com o cabelo de Adol? Bem que poderiam ter deixado o corte dos jogos anteriores. Bem, não vou reclamar tanto, antes um cabelo diferente do que um título que se passa em uma cidade inteira.
Veja o trailer e mais imagens de “Ys X: Nordics” abaixo: