Mais um ano, mais uma leva imensa de demos no Steam Next Fest. Alguns de vocês já devem ter ouvido falar o quão fantástica é a demo de um jogo muito esperado, ou como um jogo que já anda pela mídia por um bom tempo é ótima. Eu ainda vou fazer uma lista com as minhas demos preferidas, mas quero dar uma atenção exclusiva para “USC Counterforce”, que fiz o download sem pretensão alguma e fui pego de surpresa com um possível jogaço.
Em desenvolvimento pela Angry Cat Studios e Creatio 49, “Counterforce” é possivelmente a melhor união entre X-COM (1994), Space Hulk e táticas complexas. Em suma você controla um esquadrão que tem como objetivo explorar a colônia MC83-A e descobrir a razão de sua destruição. Uma dica do que pode ser: são asquerosos e parecem alienígenas.
O que me pegou de jeito mesmo foi como “USC Counterforce” consegue ser igualmente complexo com um sistema de ações que usam “Action Points”, campos de visão estreitos e a dificuldade de tomar uma região que pode ter 40 aliens ou mais com apenas 6 soldados.
A versão demo conta com um modo “Single player” e o modo “Operations” – que não são nada mais do que uma série de missões interconectadas e ainda mais difíceis. Se eu falo isso como “pouco”, acredite, não é. O jogo deixa você personalizar praticamente tudo. Do equipamento que você leva para o campo de batalha, que tipo de arma, que tipo de munição, quantas munições de tipos específicos você vai levar e muito mais.
O resultado é um jogo que não só entrou no meu radar, como um que acabar virando um dos meus favoritos por conta das múltiplas formas que você tem de abordar um inimigo. Quer atacá-lo com uma espingarda de cano duplo? Perfeito, mas você quer usar um ou dois cartuchos? E se o inimigo estiver atrás de um objeto ou em um local pouco iluminado? Você vai arriscar nessa empreitada?
Creio que em termos de “conteúdo”, “USC Counterforce” pode ser a demo mais recheada que eu joguei até então do Steam Next Fest, e eu recomendo muito para todo mundo que é fã de estratégia / táticas em turnos darem uma chance.
Todavia, aqui vai um pequeno aviso: a interface não está muito amigável no momento, e algumas animações estão longe de serem finalizadas. Afinal ainda é um alpha. Por isso a missão tutorial é essencial para que você entenda o jogo.
Agora eu vou lá voltar a jogá-lo e outros games que em breve darão as caras como artigos aqui no site.
Caso você não queira jogar ou não tem tempo, o vídeo de 30 minutos abaixo te dá uma ótima noção do que esperar de “USC Counterforce”.