Dado o estado atual dos roguelikes e a vastidão deles, eu não teria sequer olhado para “Defend the Rook” até ler o termo “Tower Defense”. Pera aí, como isso funciona? Foi então que eu a demo do game da One Up Plus e publicado pela Goblinz Studio. Acabou que ele é mais complexo do que parece!
Disponível no Steam por R$34,99, ele transforma torres em peças centrais de um tabuleiro. Embora você consiga movê-las, toda a ação realizada por elas é determinada pela IA. Você então tem que posicionar os seus heróis de forma que ele criem barreiras ou derrotem inimigos para não perder a torre.
A dificuldade de Defend the Rook só aumenta quanto mais você libera novas habilidades e recursos. Ainda assim, sua execução simples e a rapidez de algumas partidas o tornam – ao menos para mim – um bom tira gosto do gênero e mais uma fórmula interessante que pode ser explorada e expandida no futuro.
A Goblinz Studio nos enviou uma cópia para review, e espero ter uma opinião mais concreta sobre os níveis avançados, os diferentes tipos de torres, e o sistema de metaprogressão — sempre um receio meu de ser desnecessário — em breve. Se você se interessou pelo tema e o estilo de jogo, recomendo e muito darem uma olhada na demo que pode ser baixada via Steam.
Veja o trailer de lançamento de Defend the Rook abaixo: