Olha, eu não imaginei que “Dead by Daylight” ia receber mais um capítulo – nome dado para DLCs ou pacotes de expansão com novos personagens – este ano. Mas, mais uma vez, a Behaviour Interactive me “surpreendeu” com o anúncio e lançamento de “Doomed Course” nesta quinta-feira (28). Ele inclui uma nova personagem, itens cosméticos e está disponível por R$23,97
Coloco surpresa entre aspas pois, quem acompanha o servidor de testes já tinha visto a nova personagem e a principal atração do capítulo que vem com uma forte temática “pirata” – Mestra da Matilha– em ação. Ela é uma daquelas personagens que eu gosto de ver a desenvolvedora implementar por conta de uma mecânica única: um cão de guarda.
O cão Snug, controlado pela IA, ajuda a Mestra da Matilha a encontrar os sobreviventes com habilidades como o “Cheiro de Sangue”, no qual o animal fareja por sangue e pode revelar temporariamente a posição de um dos sobreviventes. Ele também pode ser usado para machucar os sobreviventes ou os restringir temporariamente, dando aquele tempo extra para você capturá-los.
A assassina vem acompanhada de três novas Perks, “Trovão Estrondoso” que permite com que ela pule de locais altos e ganhe um bônus de velocidade; “Gancho do Tormento: Bússola Irregular” que é ativada assim que um sobrevivente consegue se soltar de um dos ganchos. No momento que isto ocorre, o gerador que está mais perto de ser completado aparece para a vilã no mapa.
Por fim há o “Sem Piedade”, que afeta os sobreviventes que conseguirem se curar. Quando o processo de cura é terminado, eles precisam realizar várias “checagens de habilidade” para evitarem entrar no estado “Broken” – que não permite que eles sejam curados além do nível “machucado”.
Do outro lado da moeda está a sobrevivente “Taurie Cain”, com habilidades tão peculiares quanto a “Houndmaster”. “Corvos Traiçoeiros” permite que ele faça uma invocação que o mantém machucado ou atordoado pelo resto da partida, no entanto, a aura do assassino fica ativa para os outros sobreviventes assim que eles interagirem com um dos corvos do mapa.
Já “Corte Limpo” permite que você entre em um estado de “Broken” assim que estiver sendo curado por outro sobrevivente. Caso consiga sobreviver tempo suficiente, você não só remove o estado como ganha um ponto de vida – permitindo assim ser totalmente curado.
Por fim, “Suportar o Fardo” te dá a chance de não só salvar um sobrevivente de um gancho, mas também remover um token de “Hook State” deles para que você ganhe um. Ou seja, eles têm mais uma chance de sobreviverem a serem capturados e você não.
Tanto a assassina como o novo sobrevivente são bastante técnicos e uma guinada relativamente inusitada para “Dead by Daylight” que, embora tenha lá suas complexidades, sempre foi bem direto ao ponto no que diz respeito a mecânicas base.
Acredito que isso esteja mudando desde que o modo 2v8 vem aparecendo como evento temporário e dando mais chances de a desenvolvedora explorar conceitos mais avançados. Sem contar o capítulo D&D que teve todo um conceito de classes.
Adoro ver este tipo de evolução em jogos. A comunidade de “Dead By Daylight” pode ser relativamente tóxica no que diz respeito a balanceamento – e as vezes concordo que o jogo nem sempre está balanceado para assassinos ou sobreviventes –, mas ao menos a Behaviour Interactive está tentando algo novo. Espero que dê certo.
Veja o trailer e mais imagens do capítulo abaixo: