DayZ

Eu não acreditei que iria escrever essa frase, mas o tão esperado (pela agora pequena comunidade) dia chegou, DayZ entrou em fase beta. A versão 0.63, que é o inicio dessa nova etapa foi disponibilizado nesta semana no Steam.

O beta inclui a primeira versão do sistema de construção de bases – um tanto rudimentar no momento –, melhorias para a movimentação dos zumbis e os seus padrões de ataque, dirigibilidade mais robusta dos veículos, uma nova interface. E, talvez o mais importante de tudo: um desempenho absurdamente melhorado. Como alguém que gastou umas boas horas na versão 0.62 e também nas versões anteriores, sequer parece aquele jogo que fazia qualquer computador penar para rodar.

Junto com o lançamento da versão 0.63 a Bohemia Interactive também publicou as ferramentas para a criação de mods – uma das promessas para a comunidade que até então não havia se concretizado. A desenvolvedora as considera estarem no “estágio inicial”, portanto, espere uma dezena de bugs e crashes.

Nem tudo são flores, porém. Algumas funcionalidades presentes na versão 0.62 foram removidas temporariamente enquanto são adaptadas para a nova versão e a comunidade não está muito contente com isso. O mais notável fica para a ausência de certas armas e algumas animações.

Em tese a versão 1.0 de DayZ será lançada ainda este ano. Diria que é um sonho um tanto quanto ambicioso, pois a versão 0.63 ainda precisa de muito trabalho, e definitivamente não veremos o retorno de todas as funcionalidades – nem mesmo as planejadas para a versão 1.0 – este ano. A Bohemia, no entanto, comentou que continuará a trabalhar no game. Resta saber se jogos como SCUM e o “boom” do subgênero Battle Royale vai deixar alguma comunidade para o game.

DayZ entra em fase beta

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.