Crusader Kings III

Eu imaginei muitas franquias da Paradox sendo lançadas para consoles antes de Crusader Kings III dar as caras em alguma dessas plataformas, mas como a vida é cheia de reviravoltas, a desenvolvedora  anunciou durante o evento da Xbox na Gamescom que Crusader Kings 3 estará disponível tanto para o console da Microsoft quanto para o PlayStation 5. Nenhuma data foi divulgada.

A conversão está nas mãos da Lab42, uma subdivisão da Sumo Digital especializada em ports. A empresa já trabalhou em conversões de Fishing Sim World, Yakuza 0, Sonic Mania e Yakuza Kiwami. Ao contrário do que você pensa, a versão console de Crusader Kings III não usará mouse e teclado – e nenhuma menção de suporte aos periféricos foi mencionado no anúncio inicial –, mas sim os controles dos respectivos consoles.

O que isso significa? Bem, que vai ser uma “experiência” e tanto jogar Crusader Kings III no controle e ainda estou um pouco cético se vai ser agradável ou intuitivo. Eu joguei um pouco da versão console de Stellaris e, embora seja uma boa conversão e a interface ser bem feita para os consoles, eu voltei rapidamente para a versão PC. Olha pelo lado positivo, quem for jogar no PlayStation 5 terá vibrações extras com o DualSense quando o seu personagem estiver estressado!

A Paradox também não mencionou se haverá ou não paridade com a versão PC de Crusader Kings 3. Supondo que ela saia ainda este ano, creio que no mínimo virá com o Flavor Pack “Northern Lords”. Vale lembrar que Crusader Kings 3 está disponível no Xbox GamePass para PC e, ao que tudo indica, a versão para Xbox Series S / X também vai estar.

Para quem não conhece a série, recomendo que deem uma lida na nossa crítica do game.

Veja o trailer de anúncio abaixo:

Crusader Kings 3 será lançado para PS5 e Xbox Series S/X

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.