Marcando quase um mês desde o seu lançamento, a Paradox Interactive lançou nesta terça-feira (29) a primeira grande atualização para Crusader Kings 3. Se prepare pois ela é gigantesca na quantidade de mudanças e correções.
Quando digo gigantesca, falo de praticamente 43 páginas ou 16 mil palavras com mudanças que vão de uma nova interface para o começo da partida, ajudando ainda mais aqueles que não estão acostumados com Crusader Kings 3, até severas correções em como a IA se comporta dentro e fora do combate.
Se for para destacar alguns dos pontos principais, diria que estes ficam para uma redução de invasões navais por parte da IA (caso haja possibilidade de invasão via fins terrestres), adição de novas culturas e dinastias para o banco de dados, novas províncias na região norte da Europa e reorganização de outras províncias no continente Africano.
Fico bem surpreso de algumas dessas alterações não terem acabado em um DLC. Para mim isto aponta aponta que depois de Imperator: Rome e a zona que foi a tal assinatura de Europa Universalis IV, a Paradox está um tanto mais cautelosa em separar o que vai ou não para DLC. Já que Crusader Kings 3 tem um passe de temporada, esses DLCs devem surgir cedo ou tarde, mas não espero nada antes de 2021. Afinal, de acordo com a Paradox, todos os jogadores já gastaram o equivalente a 2800 anos em tempo de jogo — se preparem para uma enxurrada de DLCs.
Dos breves testes que pude fazer aqui, senti uma ligeira diferença para melhor no tempo de carregamento e as mudanças na interface, apesar de sutis, são uma bela ajuda. Agora é só esperar a meia dúzia de mods que eu uso atualizarem e começar outra partida.
A lista de alterações está disponível no fórum da Paradox.