Sempre falo que “tal ano” vai ser o ano de “Crusader Kings 3” e isso não se concretiza. Mas, depois de um 2023 morno, a Paradox finalmente está trazendo de volta foco ao Grand Strategy. Ao menos é isso que aparenta o anúncio feito pela desenvolvedora nesta terça-feira (6), confirmando três expansões para o jogo até o final do ano. A primeira – “Legends of the Dead” – chega em 4 de março no PC.
Se as mecânicas de doenças na Idade Média deixaram a desejar no jogo base, “Legends of the Dead vai começar a corrigir isso. A expansão terá todo um novo sistema de decisões para a peste negra, e novos eventos para doenças menores. Era um sistema que devia estar desde o começo em “Crusader Kings 3”, mas antes tarde do que nunca.
Além disso, a expansão virá com um sistema de “Lendas”, onde você poderá criar histórias sobre a sua família e impactar a percepção de outros personagens ao longo dos séculos, historiadores para a sua corte e um novo sistema de funerais de acordo com a religião.
O último ponto é particularmente interessante para mim, pois o sistema dinâmico de religião ainda foi muito pouco explorado após o lançamento de “Crusader Kings 3”. Tudo bem, ele não precisava de tantos “ajustes”, mas nenhum DLC adicionou uma camada extra de complexidade. Fico feliz em ver que “Legends of the Dead” vai fazer isso.
Já a segunda expansão, “Roads to Power”, se foca no Império Bizantino com um novo sistema de governo administrativo, eventos temáticos, decisões e a opção de se tornar um personagem “aventureiro” que não tem vínculo com terra alguma. Seria esse DLC o pontapé para as tão requisitadas repúblicas mercantis?!
O ano fecha com “Wandering Nobles”, o menor dos DLCs que expande o sistema de viagem introduzido em “Tours & Tournaments” com novos eventos, novos métodos e razões para viajar além das suas terras. Estou particularmente curioso por esse, pois gosto muito do sistema de “Tours & Tournaments” – um dos grandes acertos da Paradox desde o lançamento de “Crusader Kings 3” – e quero muito ver como ele vai ser expandido.
Creio que o tema desse ano ainda vai ser “antes tarde do que nunca”. Se você me falasse que em pleno 2024 “Crusader Kings 3” ainda não seria uma fração do seu antecessor, eu ficaria chocado. Mas, bem, a Paradox mudou muito desde o lançamento de “Crusader Kings 2”. Ocorreram vários deslizes e ao menos agora ela está ajustando o curso do game. Que continue assim.
Veja o trailer de anúncio e mais imagens de “Crusader Kings 3 – Legends of the Dead” abaixo: