Crusader Kings 3

Dando continuidade ao novo modelo de diário de desenvolvimento – antes usado esporadicamente e mais focado em expansões – a Paradox divulgou nesta sexta-feira um novo vídeo de Crusader Kings 3. O foco foi o novo sistema de “Estilos de vida”, que vai estar presente no jogo base.

O sistema que vai ser usado em Crusader Kings garante tanto bônus imediatos como melhorias passivas ao longo do tempo. Agora eles são separados em cinco categorias com três árvores de habilidades cada. A árvore de diplomacia, por exemplo, dá um bônus imediato de +1 de diplomacia e cada mês aumenta a sua experiência em diplomacia por um valor determinado pela habilidade passiva.

Essa experiência vai ser usada para liberar novas habilidades passivas – que darão além de bônus extras na diplomacia, melhorias em outras áreas do seu personagem – e privilégios. Uma das habilidades passivas mostradas no vídeo é a Majesty Focus, que dá +1 em diplomacia, +1.0 por mês em prestígio e 39 de experiência diplomática por mês.

Tais mudanças vêm acompanhadas de novos eventos para cada uma dessas categorias de estilo de vida. Ao contrário dos eventos de Crusader Kings 2, os de Crusader Kings 3 são muito mais voltados para um aspecto de “RPG” e menos “punitivos” de maneira geral. Por outro lado, agora você vai ter que se esforçar para entender melhor os pontos fracos e fortes de cada personagem com quem interage. Seduzir alguém, por exemplo, pode ser muito mais difícil ou até te causar uma imensa dor de cabeça caso a pessoa decida falar publicamente sobre o assunto.k

Para mais detalhes sobre o sistema de estilos de vida, privilégios e afins em Crusader Kings 3 , recomendo você ler os diários de desenvolvimento traduzidos para Português pelo Paulo Almeida (todos os créditos vão para ele, aproveite para segui-lo no Medium)

Diário de desenvolvimento 9 – Estilos de Vida

Diário de desenvolvimento 10 – Eventos

Diário de desenvolvimento 11 – Sedução, intriga e tortura

Ao menos no que diz respeito a construção de personagem, Crusader Kings 3 já se mostra bem a frente de seu antecessor.

Vídeo explica novos “estilos de vida” em Crusader Kings 3

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.