Na que é a provavelmente a transição mais inesperada em relação aos jogos de Grand Strategy da Paradox, a desenvolvedora anunciou nesta terça-feira (29) que a versão console de Crusader Kings 3 está à venda por R$184,95 no Xbox e por R$249,50 para PlayStation 5. O jogo está incluso na assinatura Game Pass.
Apesar do preço extremamente salgado em comparação com a versão PC, a conversão – comandada pela Lab42 – é excelente. O jogo foi muito bem traduzido para ser jogado com controle e conta com algumas funcionalidades, como a possibilidade de automatizar guerras, e o uso de gatilhos / vibração para apontar aumento do “estresse” do seu personagem após realizar certas ações que combinam com a versão console.
Como alguém que já gastou horas e horas e mais horas na versão PC, eu tenho pouquíssimo interesse em jogar a versão console. Tenho-a em mãos, mas a ausência dos DLCs (que só devem dar as caras nos próximos meses) e dos meus tão queridos mods é uma perda dolorosa. Queria muito que a Paradox encontrasse um meio termo ao menos para abrir mods para a versão Xbox.
Todavia, acredito que – assim como foi com Stellaris – essa seja uma boa porta de entrada para o mundo de Grand Strategy da Paradox. Atualmente considero Crusader Kings 3 o jogo mais acessível da desenvolvedora e o que possui os melhores tutoriais. Além do que, a versão base – como bem apontei na minha análise original – já dá um show se você curte roleplay. O recomendo e muito se você possui Game Pass.