Anunciada oficialmente no final de julho, The Reaper’s Due, a próxima expansão de Crusader Kings 2 ganha data de lançamento e estará disponível em 25 de agosto. Preço no Brasil ainda não foi especificado.
A expansão adiciona um novo sistema para epidemias — que agora podem se espalhar de província para província — uso de hospitais, novos focos para líderes e cadeia de eventos. Um dos exemplos dados é o da implementação de uma política de isolamento para que a peste não se alastre pelo reino.
Outra novidade é o sistema de prosperidade. Províncias que não forem atacadas, cercadas, saqueadas ou sofrerem da peste bubônica agora recebem um bônus de coleta de taxas do povo, assim como um aumento na velocidade que as forças militares são renovadas. A prosperidade de uma província também é influenciada por outros fatores, como a construção de certos edifícios ou decisões comerciais.
Tais mudanças devem afetar consideravelmente o ritmo do jogo, principalmente a forma como ele se desenrola entre as guerras, possivelmente o tornando mais interessante. Para os sádicos, um dos mais recentes diários de desenvolvimento aponta para a adição de novos métodos de tortura. Sim, você leu direito, tortura. Agora será possível mutilar, humilhar ou comer os corpos do seus prisioneiros.
Como em outras expansões, algumas adições vêm em forma de uma atualização gratuita no lançamento, neste caso a atualização 2.6. Ela inclui novas opções personalizadas para eventos como invasões e epidemias, uma nova interface para o sistema de sucessão, ajustes no funcionamento de alianças assim como na inteligência artificial e melhorias gerais no desempenho.