Quase dois meses depois do anúncio de Monks and Mystics, algo quase inédito para a Paradox, a desenvolvedora confirmou que a próxima expansão de Crusader Kings 2 estará disponível em 7 de março por US$14,99. Preço no Brasil ainda não foi estimado, mas prevê-se que seja por volta de R$27,99.
Ela se foca focar em expandir os aspectos religiosos do game, com novas mecânicas de interação de personagens e o surgimento de culto. Será possível, por exemplo, se juntar a cultos secretos, ordens monásticas e seitas de gnosticismo. Ao se juntarem a estas ordens, o jogador terá acesso a uma nova cadeia de eventos, a chance de subir no ranque e influenciar tanto a ordem como sua própria nação.
O mais recente diário de desenvolvimento, a desenvolvedora entra em detalhe sobre as mecânicas. Cada sociedade terá um tipo de missão, até a sociedade de assassinos. Os jogadores agora também possuem um sistema de inventário, que podem carregar consigo armaduras e tesouros — tipicamente encontrados ao atacar outras cidades.
Conselheiros também receberam novos eventos, como a opção de tentar encontrar estes cultos e expulsá-los de seu castelo. Outros detalhes menores, como a opção de executar em massa seus prisioneiros, e que traços de personalidade o seu bebê possui, serão inclusos no game. Mais detalhes sobre estas mecânicas, como sempre, podem ser encontradas nos outros diários de desenvolvimento no fórum da Paradox.
Veja o diário de desenvolvimento de Monks and Mystics abaixo: