Não sei se é a minha bolha que tem demonstrado mais interesse em jogos de gerenciamento, ou se eles “explodiram” de um tempo para cá. Quando não é um sobre administrar um bar de vampiros, é gerenciar uma casa “mal-assombrada”. Esta é a temática de “Deck of Haunts da Mantis Games, que foi confirmado para sair em 7 de maio no PC.
A premissa é um tanto quanto interessante, e as mecânicas que as sustentam são igualmente atrativas. O jogo tem duas etapas: Você cria o layout da sua mansão durante o dia – define que tipos de cômodos os visitantes irão explorar, quais ameaças eles podem encontrar e preparar armadilhas.
Já durante a noite você utiliza um sistema de cartas para aterrorizar quem estiver por perto e, obviamente, matá-los ou levá-los a insanidade. Quanto mais bem sucedido você for, mais cartas você vai obter, e maior e mais aterrorizante vai ser a sua mansão.
Para quem torceu o nariz para o uso de cartas, vale apontar que ele não necessariamente se enquadra no seu “deckbuilder tradicional”. As novas salas podem ser colocadas de forma livre, mas preferencialmente precisam ser estrategicamente posicionadas para atrair a maior quantidade de visitantes.
Do que eu joguei da demo que está disponível no Steam, “Deck of Haunts” tem um baita potencial para virar um daqueles jogos em que eu volto de tempos em tempos para criar mansões aterrorizantes. O loop de gameplay é gostoso, e a boa variedade de cartas ajuda a quebrar qualquer tipo de monotonia.
Se isso é só a demo, imagino como vai ser a versão final.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: