Em nota, a equipe francesa da 5PM Studios anunciou recentemente que o seu construtor de cidades “Memoriapolis” vai estar disponível no Steam Early Access a partir de 29 de agosto. O título, que já está em desenvolvimento há 3 anos, traz uma interessante mistura de construção e política. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
O que difere “Memoriapolis” de outros jogos de construção no mercado é o seu sistema de “eras” e crescimento orgânico. Você inicia uma partida na “antiguidade” e avança até a Renascença. Todavia, o jogo não faz isso como “Anno” que tem apenas diferentes classes sociais, mas sim pega conceitos de jogos como “Civiliation” onde pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias são o principal propulsor da sua cidade.
O trailer de gameplay, que pode ser visto abaixo, demonstra muito bem como essas mecânicas funcionam. Criar rotas com outras cidades faz você avançar em tecnologias mercantis, fórums permitem que você estabeleça novas leis e construções evoluem para que você tenha acesso a novos tipos de recursos estratégicos e de luxo.
Outro ponto que me chamou bastante a atenção é o sistema de distritos. Eles me lembram bastante os que estão presentes em Cities: Skylines mas com ainda mais foco em definir que tipo de população vive neles e quais são as suas demandas. Eles também atuam como um pilar para você avançar nas eras. Mantenha-os felizes e você receberá bônus consideráveis em dinheiro, segurança ou relações com diferentes classes sociais da sua cidade.
A versão inicial de Early Access conta com as duas primeiras eras: Antiguidade e Idade Média. A previsão é que ele fique em acesso antecipado por pelo menos seis meses para a introdução das outras eras, adição de um sistema de Wonders e novas políticas.
Seria “Memoriapolis” um daqueles construtores que aparecem do nada e podem tomar todo o meu tempo? Talvez. Só sei que estou bem entusiasmado para jogá-lo.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: