Já faz um bom tempo que a Matrix Games / Slitherine não lançava um grande DLC para Command: Modern Operations não é mesmo? Toda vez que eu penso que o jogo está “morto” lá vem ela com um novo pacote. Dessa vez é o Command: Red Tide, disponível no Steam a partir de R$28,99.
O DLC em si é como um sucessor espiritual de “Northern Inferno 1975” lançado em outubro de 2015. Ou seja, Red Tide é sobre o conflito entre países durante a Guerra Fria e muitos equipamentos do período.
Onde Northern Inferno tinha um escopo muito maior, Red Tide é voltado para um cenário “hipotético” onde as forças da OTAN entram em conflito com as forças Comunistas no norte do mar Norueguês até que ele se torne um conflito quase global.
Por conta disso, a maioria dos veículos que você irá usar são navios submarinos e o ocasional avião de reconhecimento. Vale apontar que é um DLC para os fãs mais devotos de Command, já que eu vejo o sistema de navegação, radares e sonares muito mais complexo do que o uso de aviões ou outros tipos de plataformas de combate.
Aliás, dizer que qualquer aspecto de Command é “simples” é um gigantesco exagero da minha parte. Esse é o tipo de jogo de estratégia que você vai demorar horas, dias, meses, anos para dominar. Eu acompanho a série desde a sua versão inicial e ainda assim luto para entender certas mecânicas.
Agora, se você está disposto a pagar os salgados R$139,99 pelo jogo base, você vai ter uma plataforma com infinitos cenários que são mantidos pela comunidade via o Steam Workshop. A minha recomendação é que você comece do mais básico – que é o confronto entre aviões – e aí avance para táticas mais complexas.
Os vídeos abaixo te dão uma ótima noção do que é Command: Modern Operations e as missões de Red Tide. Não se assuste com a interface, ela é mais amigável do que parece… eu acho.