Você nota o quão bizarro 2020 está quando a Battlefront, uma empresa que até alguns anos atrás jurava de pé junto que jamais venderia seus jogos via Steam, anuncia que Combat Mission Shock Force 2 estará disponível no Steam a partir de 25 de agosto graças a uma parceria com a Slitherine. Valores ainda não foram anunciados.
Para quem não conhece, Combat Mission é uma franquia de wargames com combate em turnos simultâneos que teve seu início no começo dos anos 2000 com Beyond Overlord. Apesar de seus títulos clássicos estarem disponíveis via GOG, as versões mais recentes jamais deram as caras em outras lojas – forçando os jogadores a comprarem diretamente da Battlefront e com o seu sistema arcaico de DRM.
Shock Force 2 é tanto uma continuação quanto um “upgrade” do primeiro de 2007 — que tinha sido duramente criticado pela quantidade de bugs. Focado na época em um possível conflito armado na Síria, que acabou por se tornar realidade, ele é um dos poucos da série que possui veículos e armamentos “modernos”. Partidas podem ser realizadas tanto em tempo real como turnos simultâneos e ele exala detalhismo e complexidade; de supressão de tropas até as diferentes grossuras da proteção dos veículos blindados.
A versão Steam de Combat Mission Shock Force 2 será lançada em conjunto com os DLCs Marines, British Forces e NATO. Como um veterano – que ainda perde praticamente todas as partidas – recomendo de início pegarem só o jogo base, pois se os preços praticados pela Battlefront no site oficial forem convertidos para o Real, espere valores bem salgados. Entretanto, é um daqueles jogos que você investe e tem conteúdo para anos de wargaming.