Combat Mission

Depois de múltiplos adiamentos devido a ausência de um modo multiplayer e um bizarro período de exclusividade no site da Battlefront, a Matrix Games finalmente anunciou nesta quinta-feira (11) que a versão Steam de Combat Mission: Cold War estará disponível no Steam a partir de 16 de novembro. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.

De acordo com a nota oficial, o adiamento ocorreu devido a implementação do sistema Play By Email da Slitherine / Matrix Games. Até então Combat Mission usava um sistema exclusivo da Battlefront que era um tanto instável e irritante de usar. Embora eu não seja alguém que jogue Combat Mission pelo modo online, vejo muito bem o apelo para a comunidade de wargamers.

Como o nome já deixa óbvio, Combat Mission Cold War é tudo sobre o confronto entre as forças dos EUA e soviéticas na região de Fulda Gap – localizada na Alemanha. O enfoque do game será na mudanças de doutrinas militares ocorridas após a guerra do Vietnã assim como uma maior cooperação entre as forças terrestres e aéreas de ambos os países.

Em vista disso, Cold War será o primeiro jogo a possuir aviões como o F4-Phantom e o A7-Corsair. Os soviéticos estarão munidos de Mig 23/27, o SU-17 e o SU-25 Frogfoot. Helicópteros como o AH-1 Cobra e as variantes Hind A e Hind D do Mi-24 também estão confirmadas.

O jogo terá três campanhas. Uma delas focada nas forças da Alemanha Ocidental e dos EUA durante uma hipotética batalha em Fulda Gap, Uma para o lado soviético simulando as 48 horas iniciais da invasão inicial da região.

A terceira se passa no final do período que o jogo cobre (1982) na Califórnia onde os EUA fazem um “treinamento” para um “defender-se” das doutrinas usadas pelo exército soviético em futuras batalhas. Além disso, a campanha da Alemanha Ocidental e dos EUA terá versões de 1979 e 1982 para que o jogador consiga ver melhor a evolução do equipamento durante o período.

Como alguém que acompanha Combat Mission há anos, Cold War é de longe o mais interessante e sem dúvidas o mais ambicioso já feito pela Battlefront. Com um período tão vasto ele já vai ser de longe o jogo com mais quantidade de unidades e variantes; isso sem contar os diversos sistemas que serão simulados.

Combat Mission: Cold War chega no Steam dia 16 de novembro

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.