Pelo visto a parceria entre a Slitherine e Battlefront para Combat Mission: Shock Force 2 deu mais do que certo, pois ambas as empresas anunciaram nesta quinta-feira (7) que Combat Mission: Black Sea será disponibilizado no Steam em 21 de janeiro.

Originalmente publicado em 2017 apenas pela loja da Battlefront, o jogo – que usa a mesma engine de Shock Force 2 – traz a história de uma hipotética invasão da Ucrânia pela Rússia. Isto faz com que a OTAN envie tropas para intervir na situação.

O jogo base conta com tropas dos EUA, Ucrânia e Rússia; estes vão de infantaria até blindados ou suporte aéreo. Muito como Shock Force 2, as principais mecânicas dos veículos como sistemas de proteção contra mísseis guiados é recriada dentro do jogo. Black Sea também conta com quatro campanhas, 22 cenários e mais de 50 mapas de batalha.

Apesar da história ser bem parecida com a situação na Crimeia em 2014, vale apontar que o desenvolvimento de Black Sea aconteceu entre 2009 e 2013. A Battlefront modificou um pouco os eventos para que não soassem tão similares ao que se desenrolou na região. Além do que, os fãs de estratégia que acompanham o cenário de geopolítica sabem que a região da Crimeia sempre foi de grande interesse a Rússia, portanto um conflito armado nunca foi de fato descartado.

Dito isso, Black Sea é o mais “simples” dos Combat Missions focados em conflitos modernos. A qualidade dos cenários se mantém excelente, mas as tropas podem parecer variadas, mas acaba que muitas funções dentro do campo de batalha são similares.

Entretanto, eu defino Black Sea como um ótimo ponto de entrada para aqueles que nunca jogaram a versão moderna de Combat Mission. Ele é um jogo de estratégia complexo e que requer mais foco em posicionamento do que agilidade. Sem contar diversos fatores que são modelados com certo grau de “realismo” como fadiga, campo de visão, quantidade de munição de cada unidade e por aí vai. É melhor começar com um jogo mais básico do que entrar de cabeça no monstro que é Shock Force 2.

Preço no Brasil de Combat Mission: Black Sea ainda não foi divulgado.

Combat Mission: Black Sea estará disponível via Steam no final do mês

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.