Estou sempre à procura de jogos que possam repensar ou redefinir conceitos do que vemos como estratégia. Alguns prometem muito e entregam pouco, outros surgem sorrateiramente e entram na nossa lita de favoritos do ano, como foi com Armored Brigade. O projeto da vez é Radio Commander, em desenvolvimento pela Serious Sim e previsto para o terceiro trimestre desse ano.
Ele te coloca no comando de um líder de pelotão no Vietnã que tem de tomar decisões sobre a movimentação das tropas baseado unicamente nas informações que elas te provêm. Ou seja, a informação pode ser muitas vezes limitada ou até equivocada. Além disso, há todo um sistema de “atraso” nas ordens, algo que já é reproduzido pelo próprio Armored Brigade, e jogos como Command Ops 2.
O que me saltou aos olhos foi a presença de um “tabuleiro” físico, futuro suporte a comando de voz e como o combate se desenrola. Existe um “vai e vem” contínuo entre o comandante tentando confirmar a posição do inimigo para um bombardeio, até possíveis ataques na sua base de comando.
A versão final de Radio Commander terá nove missões e 15 tipos de unidades. Apesar do número relativamente pequeno, a promessa da Serious Sim é que todas essas missões poderão ser completadas de múltiplas maneiras. Resta ver se haverá interesse mesmo em completa-las mais de uma vez.