Dificuldade extrema em um jogo de sobrevivência? Eu já ouvi essa história antes, muitas, mas muitas vezes. Pode ser que “The Last Plague: Blight” da Original Studios entregue em parte essa premissa. Com uma demo disponível no Steam e previsto para entrar em Early Access em 3 de outubro, ele tem uma mecânica pouco utilizada nesses jogos, uma praga.
Claro, muitos jogos de sobrevivência se passam após uma praga ou alguma doença infecciosa devastar uma região. A diferença aqui é que ela ainda é uma presença constante. A doença avança à medida em que os dias passam e podem infectar tanto fauna quanto flora. Ou seja, você vai ter que estar ou em constante mudança ou se aventurar cada vez mais longe da sua casa.
Outras alterações que a Original Studios espera implementar em “The Last Plague: Blight” é fazer com que a doença aumente a ferocidade dos animais como lobos e ursos. Além disso, ele promete um sistema de culinária mais complexo do que os jogos de sobrevivência que se vê por aí. Este último ponto me deixa bem interessado, pois a maioria dos jogos ainda são muito “limitados” e “simplórios” nesse tema.
O último jogo que eu joguei com essa premissa é “Cataclysm: Dark Days Ahead” que, embora eu goste muito, ele é praticamente impenetrável para aqueles que não estão acostumado com gráficos mais simples e uma curva de aprendizado altíssima.
Minha expectativa é que “The Last Plague: Blight” se torne ao menos um meio termo. Afinal, passar um jogo que é feito por uma comunidade enorme e tem tantas variantes quanto roguelikes clássicos é praticamente impossível.
Infelizmente não tive tempo de testar a demo disponível no Steam. Caso tenha, me diz o que achou?
Veja o trailer mais recente e imagens do game abaixo: