Eu não tendo a ficar muito empolgado com roguelites que tentam emular a fórmula de “Hades” da SuperGiant Games. A maioria deles deixa a desejar na narrativa ou no combate. Do que eu joguei da nova demo de “Sworn”, o roguelite da WindWalk Games e da Team17 previsto para 6 de fevereiro em Early Access no PC, ele pode ser um dos pouquíssimos a virar exceção.
Usando as lendas arturianas como pano de fundo para a história, você joga como mais um dos soldados do Rei Arthur, mas dessa vez precisa batalhar contra ele e os cavaleiros da Távola Redonda para dar um fim na corrupção que assola Camelot.
Similaridades a trama de “King Arthur: Knight’s Tale” da NeocoreGames não me passaram despercebido. Tanto o RPG quanto o Roguelite tentam evocar uma versão distorcida e atípica de Camelot com diferentes graus de sucesso. No caso da WindWalk Games, ela aposta em um visual cartunesco e uma maior presença dos senhores das fadas, que lhe concedem poderes durante cada run.
Mas o que me impressionou mesmo é a jogabilidade de “Sworn”. Uma movimentação responsiva e um delicioso sistema de combate fizeram com que eu explorasse os dois biomas disponíveis na demo dezenas de vezes. O sistema de metaprogressão é um pouco irritante demais para o meu gosto – mas isso se aplica a praticamente quase todo roguelite lançado nos últimos anos.
A desenvolvedora ainda não entrou em detalhes de quantos biomas a versão de Early Access vai possuir, mas com certeza mais do que os dois da demo. Além disso, o jogo vai ter suporte a coop para até 4 jogadores.
Ainda não tenho ideia se terei ou não tempo de dividir as minhas opiniões sobre o jogo, mas certamente irei acompanhar o seu desenvolvimento de perto.
Veja o trailer mais recente e mais imagens abaixo. Quem estiver curioso, basta obter a demo via Steam. Uma versão para consoles também está em desenvolvimento e deve sair ainda este ano.