Eu não sei o que é pior, ver jogos de sobrevivência e gerenciamento brotarem no Steam a torto e a direito, ou não notar que um potencial candidato a outro jogo fantástico vai dar as caras no meio de uma semana. Foi assim que me senti quando joguei a demo de “Pathless Woods”, que agora está em Early Access por R$59,99.
Desenvolvido pela Aniya Games, ele é uma junção de mecânicas de vários jogos de “fazenda” (Stardew Valley, etc) e sobrevivência. Nada muito surpreendente se você acompanha de perto o gênero, mas o que faz dele especial é como a desenvolvedora consegue – mesmo nas etapas iniciais – transformar os elementos em algo coeso.
Ele tem um toque de exploração de mundo, um toque de gerenciamento, uma boa dose de criar e cuidar de fazendas, mas com as suas peculiaridades bem definidas ao ponto de serem destaque. O combate em si já possui uma série de habilidades, o sistema de crafting já vem com diferentes tipos de construções e todas elas muito bem elaboradas – incluindo o próprio sistema de posicionamento de paredes e decorações. E, o sistema de plantação utiliza um sistema de irrigação que, embora bastante tradicional é pouco visto em jogos.
Em suma, você pode redirecionar rios para plantar arroz e outros tipos de alimentos. Pode não soar como uma mecânica surpreendente, mas é a aplicação dela em poder transformar o terreno de forma “natural” que é o ponto chave. São raríssimos os jogos que possuem tal sistema, sendo “Sakuna: Of Rice and Ruin” um dos poucos que me vem à cabeça.
A previsão é que “Pathless Woods” fique ao menos um ano em Early Access, mas sabendo como são esses jogos e a complexidade de produzi-los, não duvido que esse período se estique para um ano e meio ou dois anos.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo. A demo dele ainda está disponível no Steam.