Olha, eu nunca entendi muito bem a estética “dieselpunk” para ser bem sincero com vocês. Poucos jogos que vejo e penso: “Hm, sim, se encaixa nessa estética”. Destes, creio que HighFleet é o que mais se destaca em 2021. E agora já sabemos quando poderemos jogá-lo: dia 27 de julho no PC. Preço no Brasil ainda não foi definido.
Em desenvolvimento desde meados de 2016/2017 e agora publicado pela MicroProse, a melhor maneira de explicar o que é Highfleet é: Imagine alguém pegar o estilo sandbox de Mount & Blade, adicionar uma pitada de sobrevivência e ao invés de soldados você tem naves gigantes que estão caindo aos pedaços.
Ambientado nas terras de Gerat, você é encarregado de retomá-las para seu império. Claro que as coisas não vão como o planejado e rapidamente você se vê em uma situação com poucos mantimentos e naves danificadas. A partir daí é preciso calcular rotas, explorar cidades em troca de suprimentos e batalhar com piratas ou outras frotas inimigas.
Como o próprio desenvolvedor Konstantin Koshutin aponta, combate é o ponto forte de HighFleet. Cada parte da sua nave é “simulada”. Ou seja, caso sofra dano crítico em um dos jatos propulsores, você terá muitíssimas dificuldades de se manter no ar. Como apontado pelo leitor Alceu Vitor, é também bastante parecido com o combate de “Airships: Conquer the Skies”. Pelo que dá para ver no trailer, é um sistema consideravelmente complexo e eu estou bastante entusiasmado para testá-lo.
Com sorte, teremos impressões de Highfleet assim que possível.