Eu não sei se é coincidência ou se os últimos anos foram significativos para a fomentação da ideia de que pelo menos duas desenvolvedoras devem lançar um RPG com fortes elemento de sandbox por ano. Só em 2024 já tivemos “The Adventurers”, agora é a vez da equipe da Innervoid Interactive anunciar o início do período de acesso antecipado de “Dustgrave” para 5 de dezembro. Ele vai estar à venda por U$21,99. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Além dos visuais que me agradaram e muito, “Dustgrave” me conquistou pela premissa. Ambientado no império de Dahlan, você comanda um grupo de mercenários que pode se juntar a uma de nove facções ou criar a sua própria e lentamente conquistar todo o território do jogo.
Isso já o diferencia bastante de outros jogos, até mesmo de “Mount & Blade 2: Bannerlord” que sempre tenta manter um “equilíbrio” para que você não se torne poderoso demais. Aqui a Innervoid Interactive quer que você siga o caminho que te mais convém.
Outro ponto que me deixa curioso para jogá-lo é a presença de um sistema de stealth no estilo “Kenshi” em que seus personagens podem entrar em casas, calabouços ou castelos para roubar o que não estiver preso no chão. Obviamente, o peso do objeto e a habilidade do personagem em ser furtivo são elementos cruciais para que isso dê certo.
Falando em habilidades, “Dustgrave” não possui classes, mas sim um sistema de habilidades passivas que dão acesso a habilidades ativas de acordo com o equipamento e armamento de cada personagem. Esse é de longe um dos meus sistemas de progressão favoritos e já imagino que ele vá dar bastante flexibilidade na hora de criar a sua facção.
A versão de acesso antecipado já vem com as 9 facções, 11 árvores de habilidade, 15 cidades e um sistema de quests dinâmico. A Innervoid Interactive estima que o jogo fique pelo menos mais 6 meses em acesso antecipado para correção de bugs, polimento e adição de mecânicas extras. Como é de se esperar de um jogo em acesso antecipado, esse tempo pode demorar mais ou não.
Espero muto que “Dustgrave” cumpra tudo o que ele promete. Eu nunca vou dizer “não” a um jogo sandbox e ele parece incrivelmente promissor.
Os dois trailers abaixo dão uma noção do que esperar do jogo e de seu sistema de combate. Veja também mais imagens: