Após um Kickstarter realizado em 2023, a desenvolvedora Aftnareld e a editora Anshtar Publishing anunciaram nesta semana que “Coridden”, o ARPG cujo principal traço é a possibilidade de se transformar em animais, vai ser lançado em 29 de janeiro no PC por US$19,99. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Ainda que eu não tenha acompanhado o processo de desenvolvimento tão perto quanto eu gostaria, eu sempre me interessei sobre o conceito de “Coridden”. A sua história tem fortes inspirações nas estruturas do mediterrâneo e do oriente médio e cria uma sociedade onde criaturas e humanos vivem em “harmonia” ao ponto de compartilharem “ideias” e darem aos humanos a capacidade de se transformar nessas criaturas.
Claro que, como um ARPG, algo dá errado e esse ciclo harmônico é quebrado e agora cabe ao jogador tentar descobrir o que causou e restaurá-lo.
Eu não esperava muito no quesito trama de um ARPG, mas se isso deixa a desejar, ao menos “Coridden” compensa em todas as outras áreas.
Além de suporte para coop para até 4 jogadores, a sua forma humana e “criatura” tem habilidades e equipamentos distintos. Algumas formas podem se transformar em montarias, outras são focadas em causar dano em área e também usadas para resolver quebra-cabeças.
Me soa como o típico jogo focado em coop do que em um modo para “um jogador”. Me preocupo um pouco em relação a quebra-cabeças já que este nunca foi o forte de ARPGs, mas quem sabe “Coridden” não me surpreende neste quesito.
Uma demo do jogo está disponível no Steam, mas vale apontar que ela é bem antiga e claramente está bem menos polida do que a versão final. Ou assim espero.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo: