Para a maioria dos meus leitores, o nome “Harpoon” provavelmente não vai significar nada. Para outros, tudo. O extremamente complexo simulador de combate foi, por anos, um dos melhores títulos do seu gênero – apenas superado por Command: Modern Warfare. Agora, a Microprose quer trazê-lo de volta como “Harpoon Classic 97”. Parte remake, parte remasterização. Ele vai estar disponível apenas para PC via Steam.
Caso você esteja boiando no assunto, “Harpoon” é um grande e extremamente complexo simulador de combate aéreo e naval. Ele foi um dos primeiros jogos disponível para o público em geral a simular elementos como sonares, combustível de aviões, diferentes características de submarinos e barcos, e fazer isso tudo em tempo real. A sua curva de aprendizado é assustadoramente alta, voltada para um grupo de nicho e bem dedicado.
De acordo com o anúncio publicado pela editora, “Harpoon Classic 97” vai ser quase como uma variante do original, mas com uma nova interface, novos “visuais” – se é que posso chamá-los disso – melhorias nos tutoriais e novos cenários.
A versão inicial do jogo vai ter um total de 250 cenários em quatro regiões majoritárias: Atlântico Norte, Groenlândia, Golfo Pérsico, Oceano Índico e a região do Mediterrâneo. Destas 250, mais de 50 foram feitas para esta nova versão, enquanto outras tiveram seus objetivos alterados ou melhorados.
Estou curioso em ver como “Harpoon Classic 97” vai se sair em um mundo em que teremos em breve “Sea Power” e já temos “Command: Modern Warfare”. Ambos os jogos preenchem nichos específicos que antes eram do simulador. Se algo, ao menos vai valer a pena pela nostalgia para mim.
Veja o trailer e as primeiras imagens de “Harpoon Classic 97” abaixo: