Pelo visto a Firaxis prestou bastante atenção nas últimas evoluções que ocorreram nos jogos 4X dos últimos anos. Durante a noite de apresentação da Gamescom a desenvolvedora finalmente divulgou um vídeo de gameplay e as primeiras informações sobre “Civilization VII”. Ele está confirmado para 7 de fevereiro no PC e também para PlayStation 4/5 e Xbox one / Series S/X. Quem está com muito dinheiro de sobra pode pegá-lo na pré-venda por R$349,90.
Uma das principais diferenças entre as versões anteriores de “Civilization” e “Civilization VII” é o sistema de “eras”. O jogo vai ser dividido em três eras: antiguidade, exploração e era moderna. Cada uma dessas eras vai ter civilizações exclusivas para cada era – assim como cidades-estado, nações neutras ou facções não jogáveis. Você vai poder escolher entre jogar apenas uma das eras ou começar na antiguidade até a era moderna.
Outra nova mecânica claramente inspirada por “Humankind” é o conceito de civilizações híbridas. Em suma, um líder não é mais “exclusivo” de uma civilização, mas vai poder ser usado para atuar como base ou selecionado em outras eras.
Um dos conceitos que já estavam de certa forma presente em “Civilization VI”, o de “conquistas e ‘derrotas’” também recebeu uma baita repaginada. Ao invés de você ser “penalizado” e entrar em uma nova era mais fraco, os seus feitos e a ausência deles são o que vão moldar a sua civilização ao longo de cada partida.
Para alguém que não estava com a menor esperança, eu estou bastante impressionado com o que a Firaxis mostrou até agora. Acho uma pena que precisou uma sacudida de outras empresas para “Civilization” sair da estagnação. Mas, além dos visuais muito mais atraentes para mim, esse pode ser o primeiro título da franquia que eu estou realmente empolgado para jogar desde “Civilization IV”.
E vocês, o que acharam das novidades?
O trailer de gameplay pode ser visto abaixo tal como um olhar mais aprofundado sobre as novas mecânicas do game.
Olhar aprofundado das novas mecânicas (Começa aos 1h31m):