Vocês se lembram do passe “Nova Fronteira”? Aquele mesmo que eu julguei que poderia ser uma boa guinada para Civilization VI mas até agora não deu em nada? Pois é, a Firaxis lançou nesta quinta-feira (28) o quinto pacote de conteúdo planejado para ele, Vietnã e Kublai Khan. Ele é incluso no passe ou pode ser comprado avulso por R$49,99.

Como é de se esperar de um pacote desses, cada líder e sua respectiva civilização contam com suas habilidades especiais. O Vietnã liderado por Bà Triệu, possui uma habilidade que gera ciência, cultura ou produção adicional quando seus distritos especiais são construídos em florestas tropicais, pântanos ou bosques. A habilidade específica de Bà Triệu segue o mesmo princípio e aumenta o dano de combate para unidades que lutam nos tipos de tiles citados acima.

Embora isto demonstre que o Vietnã possa ser voltado para a guerra, a carta na manga deles é o seu distrito exclusivo, Thanh, que gera cultura adicional por cada distrito adjacente. A meu ver, uma excelente maneira de garantir um avanço rápido de cultura no early e mid game.

No outro lado está Kublai Khan – um líder um tanto peculiar já que o mesmo pode ser usado quando jogar com a Mongólia ou China. Independente de que nação escolher, sua habilidade especial fica para o “Gerege”, que libera um slot para política econômica extra para qualquer tipo de governo – outro poder bem útil no early game.

Se jogado com China, a habilidade de Kublai Khan não só dá o slot política econômica como garante bônus para a ciência. No caso da Mongólia, Kublai Khan gera poderio militar por meio de rortas comerciais. Ainda não sei dizer como Khan vai se comportar na partida, é um líder deveras versátil mas em áreas que estão longe de ser o foco de Civilization VI.

Talvez a ideia da Firaxis seja colocá-lo para o novo modo de jogo “Monopólios e Corporações”.Neste modo você poderá criar corporações, ganhar recompensas adicionais baseadas na conquista e exploração de recursos estratégicos e / ou de luxo. Quando uma civilização obtém um monopólio em um recurso, ela recebe um bônus de ouro e turismo por turno.

A pergunta que eu faço a vocês é: por que diabos “Monopólio e Corporações” é um modo separado e não está integrado ao jogo base de Civilization VI? Céus, só de ler dá para ver que isso ajudaria um tanto a diversificar como você interage com o mapa.

Depois eu falo para a Firaxis tomar cuidado com Humankind e o novo sistema de Avatares deles e não sabem o motivo.

Veja os vídeos sobre os novos líderes abaixo:

Civilization VI recebe DLC com Vietnã e Kublai Khan

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.