Causa Voices of Dusk

Eu sou um tanto rigoroso quando o assunto é cobrir CCGs aqui no Hu3Br. No mínimo eles precisam trazer mecânicas diferentes, um sistema de progressão honesto e boa variedade de modos de jogo. O free-to-play “Causa, Voices of Dusk” da equipe chilena da Niebla Games — que teve seu lançamento confirmado para dia 26 no Steam — atinge essas metas.

Em período de acesso antecipado via Steam há quase um ano, “Causa, Voices of Dusk” usa um peculiar sistema de combate e cartas. Turnos possuem limites de ação definidos pelo próprio jogo e a opção de sacrificar cartas e subir de “nível”.

Digamos que em um turno você possui duas unidades, quer colocar uma terceira em campo e usar uma carta que aumenta o seu poder. Isso já esgota suas ações no turno. Todavia, caso você sacrifique uma carta na sua mão e ao subir  de nível garantir outra carta que dê ainda mais força para a unidade, é possível usá-la.

Acaba que “Causa, Voices of Dusk” cria uma interessante dinâmica entre quando e como sacrificar cartas. Sacrifique cartas demais e você toma uma penalidade por “esvaziar” o seu deck. Não sacrifique cartas e você sem dúvidas vai ser engolido pelo seu oponente. Por que sei disso? Porque em uma das primeiras partidas que eu fiz contra a IA – que é bem competente – eu apanhei feio. Digo, continuo apanhando feio, mas não deixei ainda de jogar “Causa, Voices of Dusk”, o que é um ótimo sinal.

A versão final virá com um passe de batalha, 50 novas cartas, 6 novos líderes de facção e suporte para partidas crossplay entre PC, Consoles e versões mobile quando as mesmas estiverem disponíveis. Então se vocês querem uma recomendação de CCG, ta aí a nossa. Aliás, caso não queira esperar até dia 26, é só ir na página do Steam e pegar o game, ao menos você já vai apanhando da IA como eu.

CCG “Causa Voices of Dusk” sai dia 26 de acesso antecipado

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.