Há dezenas de jogos que tentam capturar a “essência” do combate estiloso de “Devil May Cry”; por anos a maioria deles não conseguiram. Não sei o que houve em 2024 que agora temos dois que acertam em grande parte. Primeiro “Shady Night” e agora o recém-lançado “Devilated” de Trunka e publicado pela Neon Doctrine. Ele está disponível via Steam por R$59,99 e com 40% de desconto (R$35,99) até 11 de novembro.
Com cerca de 30 fases e dezenas de combinações de armas, “Devilated” já havia me conquistado durante o seu período de acesso antecipado justamente por saber como combinar um bom uso de diferentes armas e variedades de inimigos. É aquele tipo de shooter onde você nunca fica parado, mas ao mesmo tempo não fica relegado a meras arenas onde o objetivo é destruir todos os monstros ou ficar pulando em círculos. Cada fase é relativamente bem estruturada com um começo, meio e fim, chaves para acessar certas áreas e segredos até dizer chega.
O feito incrível talvez seja que além das mecânicas de “Devil May Cry”, onde mudar de arma e usar um ataque especial aumenta a sua barra de “estilo” e pontuação, “Devilated” também abraça um sistema de inventário onde você tem que pensar que armas carregar – já que cada uma ocupa um espaço específico – e elementos de RPGs que aumentam o seu dano, stamina e pontos de vida.
Por incrível que pareça, nenhum desses elementos fica solto quando o combate começa a ficar cada vez mais intenso. Pelo contrário, saber que arma ter no seu inventário chega a ser crucial em algumas partes do jogo. “Devilated” é um show de fazer o jogador tomar decisões relâmpago ou sofrer as consequências.
O único ponto que me deixa triste é o fato de que seu desenvolvedor, Trunka, está passando por problemas de saúde. Embora isso não tenha afetado o lançamento do jogo, como bem pontuado pela própria Neon Doctrine, sempre me frustra ver um jogo tão bom sendo lançado em condições que não o favorecem. Torço e muito para que ele encontre uma audiência que seja maior que a minha.
Se possível, trarei impressões dele assim que der. Até lá fique com o trailer de lançamento e mais imagens abaixo: