Se você tem mais de 30 anos, o título dessa nota vai soar bem confuso. Afinal, a franquia “Delta Force” já teve um jogo com o título “Black Hawk Down”. Não é dele que falo, mas sim do “reboot / remake” da mesma, lançado gratuitamente para o shooter desenvolvido pela Team Jade. Ele está disponível para download via Steam ou pelo site oficial do Garena.
Composta por sete capítulos, a campanha é mais voltada a recriar os eventos do filme de Ridley Scott do que o título original da Novalogic, que expandia não só para outras atividades que o exército dos EUA realizou na região como situações mais anistóricas. Não que o filme seja 100% fiel aos eventos, e ambas as versões do jogo também não vão ser. Caso queira saber o que de fato aconteceu, pegue um livro ou assista um documentário sobre o conflito da Somália.
Dito isso, ela ocupa pouco mais de 30GB de espaço e, do pouco que eu a joguei, é incrivelmente brutal se você tentar jogar solo. As minhas tentativas de completar a primeira missão foram, no mínimo, patéticas. O inimigo tenta de tudo para te flanquear, se reposiciona de forma inteligente e você vai ter que aprender a tomar cuidado toda vez que for entrar ou sair de um edifício para não tomar um tiro ou pior.
Pessoalmente eu sempre vou preferir a campanha original da Novalogic por questões de nostalgia, mas não nego que a Team Jade fez um trabalho incrível com a campanha – ao menos do que eu joguei – não só de um ponto de vista visual, mas de mecânicas. Faz anos que eu não vejo uma campanha tão competente e sem pisar demais em elementos fantasiosos ou exagerados demais.
Mesmo que você não seja um fã do componente online de “Delta Force” – que eu também adoro – recomendo, e muito, que você dê uma chance para “Black Hawk Down”.
Veja o trailer de lançamento e mais imagens da campanha abaixo:



