2017 tem sido um ano muito bom para wargames com lançamentos como Afghanistan ’11 e uma segunda expansão para CMANO, Chains of War. Agora, ao que tudo indica, 2018 tem já um forte candidato de inovação, Burden of Command.
O Wargame que está em produção pela Green Tree Games não se foca apenas no aspecto gerencial, a movimentação de tropas, mas o aspecto pessoal, a moral de cada soldado e capitão. De acordo com a desenvolvedora, há um grande foco na narrativa.
Decisões tomadas por capitães podem mudar o rumo de uma batalha quando um grupo de soldados não concordarem com elas. Quanto mais respeito e confiança, mais as chances de um ataque ser bem executado. O site oficial também menciona o uso de eventos dinâmicos, ganho de experiência e um sistema de turnos em uma campanha de 18 missões.
Além da equipe de desenvolvimento, Burden of Command também receberá o apoio de escritores como Alexis Kennedy (Sunless Sea), Chris Avellone (Torment) e cenários criados por Steve Overton (Flashpoint Campaigns: Red Storm e Panzer Commands Ostfront).
A ideia de ações realizadas por comandantes e subordinados terem um peso no resultado de uma batalha é algo que sempre perdurou em minha mente. Wargames tendem a remover quase que completamente a essência humana para deixar apenas um jogo de números. Moral reduzida apenas a como uma tropa sofreu baixas depois de um engajamento com o inimigo. Ver a ênfase dada pela Green Tree Games é algo rejuvenescedor.
Veja o trailer de Burden of Command abaixo: