
Você tem prestado atenção no mercado brasileiro de jogos? Só ano passado tivemos Dodgeball Academia, Red Ronin e o fantástico Unsighted para listar alguns. Este ano já fomos agraciados com Rand & Dandy DX, Spaceship for Newbies, Fobia: St Dinfna Hotel. Em breve é a vez de “Hazel Sky”, da Coffee Addict Studio, previsto para sair no PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC a partir de R$49,90.
O jogo conta a história de Shane, um aprendiz de engenharia em um mundo dividido por aqueles que se tornam engenheiros e os artistas – vistos como um grupo marginalizado e tratados como “inúteis”. De acordo com a Coffee Addict Studio, você irá guiar Shane ao longo dessa jornada, entender melhores os seus interesses e seus anseios em se tornar ou não um engenheiro.
Do que deu para sentir da versão demo, ainda disponível para quem tem interesse no Steam, a Coffee Addict Studio acertou em cheio em criar um mundo condizente e instigante. Embora curta e só com algumas pitadas da personalidade de Shane, ela é recheada de detalhes que colocam “Hazel Sky” na minha lista de interesses.
O casamento de breves elementos de plataforma com uma interação relativamente rica com o cenário – como a possibilidade pegar certos itens, lê-los e ver cada detalhe do seu material é uma característica que hoje em dia eu considero crucial em adventures. A iluminação também está fantástica e a forma de resolver os pequenos quebra-cabeças não pede demais do jogador, mas também não entrega tudo de mão beijada.
Quiçá o que mais me prendeu foi o fato dele se passar em um conjunto de ilhas. Como alguém que cresceu em uma, eu tenho uma conexão muito forte com o mar e ver o sol brilhar em “Hazel Sky” me trouxe um conforto e aconchego delicioso.
Apesar de toda a beleza, “Hazel Sky” sem dúvidas irá tratar de temas pesados, e eu espero que a Coffee Addict Studio tenha feito a sua lição de casa neste quesito. O último jogo que eu cogitei jogar por conter temas pesados, “Martha is Dead”, fez um extremo desserviço a pessoas quem tem depressão.
Independente de você estar interessado ou não em “Hazel Sky”, vale reforçar como sempre: dê sempre uma olhada no que os brasileiros estão desenvolvendo. Seja games curtos no itch.io, jogos com capivaras ou algo cativante como “Hazel Sky”. É sempre bom lembrar que a nossa indústria – mesmo com todas as dificuldades – luta para produzir algo inovador.



