Civilization VI

Como toda metade de mês (ao menos de 2020), a Firaxis e a 2K lançaram mais um vídeo com detalhes sobre o que está por vir em Civilization VI. O tema da vez são as duas novas civilizações para quem comprou o passe “Nova Fronteira” – os Bizantinos e os Gauleses –, e duas novas wonders.

Previstos para serem lançados em 24 de setembro também em versão separada (preço no Brasil não foi divulgado), a Firaxis não entrou em muitos detalhes sobre as civilizações, apenas que os Bizantinos serão fortes na conquista territorial e religiosa. Os Gauleses terão suas unidades especiais e poderão ser perigosos durante o early game.

Acompanhado disso o jogo receberá um novo script para geração de mapas: highlands. Essa opção irá gerar terrenos com maior quantidade de montanhas, o que imagino ser útil para partidas multiplayer ou para aqueles que adoram criar dezenas de chokepoints e fazer a partida durar 40 horas.

O que pode ser a carta da manga na atualização é o “Dramatic Ages”, onde os efeitos das “Golden” e “Dark” Ages são amplificados. Essa mecânica que disponível apenas para quem possui a expansão “Rise and Fall” funciona da seguinte forma: quanto mais avanços e descobertas você faz em uma era, maiores são as chances de você entrar em uma “Golden Age”, já menos avanços podem te deixar neutro ou fazê-lo cair em uma “Dark Age”.

O modo “Dramatic Age” amplifica ao ponto que civilizações que entrarem em “Golden Age” terão bônus especiais ainda mais poderosos e aquelas que entrarem em “Dark Age” poderão até perder cidades. Mais uma vez eu não consigo ver o modo funcionar em um ambiente single-player, mas é ótimo para causar discórdia no multiplayer.

A essa altura eu creio que a Firaxis já desistiu de melhorar a IA deles salvo refinamentos pontuais. O passe “Nova Fronteira” não me incentivou a voltar a jogar Civilization VI, mas ao menos aprecio que a empresa está se esforçando para diversificar o modo online. Creio que há uma comunidade muito bem estabelecida que está se aproveitando dessas melhorias.

Bizantinos e Gauleses são as próximas adições à Civilization VI

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.