Decidir cobrir jogos em acesso antecipado é como rolar um dado. Às vezes você recebe um jogo excelente, mas que ainda precisa de conteúdo, ou um jogo que tem uma fundação excelente, mas precisa ser polido. No caso de “Battle Shapers”, é a primeira opção. Felizmente, a desenvolvedora Metric Empire já está a todo vapor para que o conteúdo chegue o quanto antes. A atualização 0.2, lançada nesta semana, adicionou um novo sistema de modificadores de combate.
Intitulada “Power Transfer”, ela é a primeira de três grandes atualizações que o game deve receber ainda em 2023. A partir dela, o jogador vai poder transferir modificadores de combate de uma arma para a outra, fazendo com que o sistema de sinergia e dano elemental, faça mais sentido e seja mais interessante a longo prazo.
Essa é uma mudança crucial para “Battle Shapers”; do que eu joguei do shooter, a maioria dos seus elementos são interessantes, mas o jogo deixava a desejar no quesito combate. Os inimigos têm muitos pontos de vida e você é obrigado a usar dano elemental e sinergias para derrotá-los. Acontece que, até esta semana, você era extremamente dependente da boa vontade do RNG e metaprogressão para sequer derrotar um chefão. Com a “Power Transfer”, tais situações devem diminuir consideravelmente.
Outra adição que não posso deixar de mencionar é um novo tipo de inimigo, o Pyronaut. Uma variante de um robô já presente no game, ele é munido de dois lança-chamas e é capaz de lançar granadas de napalm.
Eu ainda vejo “Battle Shapers” como um jogo um pouco dependente demais de metaprogressão – um problema mais do que comum em shooters roguelites – mas acredito que isso venha a diminuir à medida em que novos inimigos e chefões forem introduzidos. Ao menos uma coisa Metric Empire já solucionou de cara: o combate delicioso.
Ainda não há uma data específica para o lançamento oficial de “Battle Shapers”, mas já deixo aqui a minha recomendação para que você, no mínimo, adicione-o na sua lista de desejos.