Nunca que na minha vida eu ia imaginar que um jogo que começou como uma piada do 4chan sobre o Polandball / Countryball ia se tornar um excelente jogo de plataforma. Esta são as minhas impressões da versão de acesso antecipado de “Bang-On Balls: Chronicles” – que teve seu lançamento confirmado para 5 de outubro e com cinco mapas gigantescos via Steam.
Para quem não conhece, “Bang-On Balls: Chronicles” é um jogo de plataforma onde você, bem, controla uma bola que pode ser personalizada com bandeiras de países e dezenas de itens cosméticos temáticos. A lista vai de “Halloween” até festas temáticas de países. Mas o que prende mesmo é a sua jogabilidade simples, mas precisa.
Cada mapa do jogo, que alterna entre uma invasão Viking a uma corrida espacial, é recheado de segredos, inimigos e colecionáveis. Ele é um paraíso para quem gosta de quebra-cabeças ou resolver os famosos “jumping puzzles” – saber onde e como pular para alcançar uma área específica do mapa.
Eu diria que o jogo vai até além do que eu esperava em termos de combate, com opções de usar diferentes tipos de armas contra inimigos mais difíceis e habilidades especiais. Mas, como é de imaginar, a melhor maneira de derrotá-los é pulando em cima da cabeça deles.
Eu vejo “Bang-On Balls: Chronicles” como uma joia rara. Não é todo dia que um jogo de plataforma consegue juntar humor sem ser ácido ou preconceituoso (sim, a origem pode ser duvidosa, mas o jogo é bem mais leve do que parece) com uma boa jogabilidade e mapas vastos.
Estou bastante ansioso para o seu lançamento. Até lá, vou me divertindo coletando o que falta nos mapas atuais – e olha que falta bastante coisa.