Eu tenho acompanhado os games da Spiderweb por muitos anos, apesar de Avadon ter sido o que menos gostei, Avadon 2 conseguiu se apresentar de forma que superou todas as minhas expectativas.
Primeiro de tudo, Avadon 2 é um RPG muito old-school, tanto nos gráficos como em sua jogabilidade. Ele ainda mantém uma visão isométrica, efeitos simples e um sistema de combate por turnos. É por isso que ele se diferencia da grande maioria dos títulos do mercado.
O grande foco mesmo está na ambientação, história e descrição dos cenários. Felizmente, a história de Avadon 2 está consideravelmente melhor do que seu antecessor. Você não é nenhum super soldado ou qualquer coisa, apenas um scout de Avadon na sua missão.
Em um mundo à beira da destruição dado a guerras, durante a sua jornada, encontrarás personagens intrigantes, bizarros, com manias peculiares e diálogos muito bem produzidos. Uma das coisas boas é que ele não se baseia nos estereótipos de personagens que vemos todo dia.
Os diálogos, assim como em jogos como Baldur’s Gate 2, significam algo e podem modificar o desenrolar da história. Chega de aquelas uma ou duas ou três opções, falamos de cinco ou seis ou até mais. Pode se preparar para ler linhas e mais linhas de texto.
No geral, a trama é positiva, apesar de que ainda prefiro o trabalho da Spiderweb em The Pit, mais por toda a sua ambientação do que outra coisa. O título tem uma duração média de 30 a 40 horas, sendo possível aumenta-la caso seja uma daquelas pessoas que buscam fazer 100% em todos os títulos.
Avadon 2 – jogabilidade
Bom, como falei anteriormente, Avadon 2 continua com seu estilo de combate por turnos. Sem usar qualquer módulo de RPGs tradicionais, como Dungeons & Dragons, o sistema de combate é super simples e satisfatório.
Aprenda a posicionar seus personagens, saiba quando utilizar magias específicas e ganharás praticamente qualquer batalha. Não que Avadon 2 deixe de ter desafios, eles existem, mas em dificuldades maiores. De todos os jogos da Spiderweb, sinto que a série Avadon é a mais “casual” de todas em relação ao combate.
Quando joguei The Pit, na minha segunda dungeon fui massacrado por um grupo de inimigos. Já em Avadon 2, isso não aconteceu.
Tirando isso, temos o nosso típico sistema de inventário, habilidades e níveis que esperamos de um RPG. Uma dica que deixo é: explore tudo. Exploração é uma parte essencial de Avadon 2, algumas vezes podemos encontrar itens espalhados pelo chão que lhe darão um boost considerável no personagem, que muitas vezes não são encontrados facilmente.
Não espere que itens ou qualquer objeto fique selecionado ou destacado na tela, você tem de vasculhar cada pedaço do cenário para encontrar algo de valor. Pode não agradar a todos, mas se adapta bem ao estilo old-school de Avadon 2.
Avadon 2 – tecnicalidades
Caso o seu computador tenha sido comprado nos últimos dez anos, há grandes chances de que Avadon 2 rodará nele. Isso é o quão leve ele é. Claro que, os gráficos simples ajudam, assim como o baixo investimento em efeitos especiais ou alguma coisa top de linha.
Como apontei antes, o investimento da Spiderweb é muito baixo na parte técnica, isso não é algo que me incomoda, mas se você não suporta gráficos antigos, a melhor coisa a se fazer é pular Avadon 2.
Para a parte sonora, muito do áudio de seu antecessor foi reaproveitado. Esperava uma maior variedade sonora, mas não é algo que incomode a ponto de ser prejudicial para a experiência.
Com mais de 50 horas de jogo, Avadon 2 é uma carta de amor aos amantes de RPGs Oldschool. Enquanto temos Dragon Age se tornando mais um Action RPG do que um RPG tradicional, são títulos como Avadon 2, Torment: Tides of Numeara e outros que vem por aí que me dão esperança.
A análise foi feita com base em uma cópia enviada pela Spiderweb Software