Eu imaginei que pararia de escrever sobre Total War: Rome II, e fui pego de surpresa com Empire Divided. Pensei que iria parar depois de Desert Kingdoms, e mais uma vez a Creative Assembly me pega de surpresa anunciando que a gigantesca atualização “Ancestral Update” entrou em beta esta semana. Além de uma árvore genealógica para todas as facções, ela adiciona mudanças gráficas e – importantíssimas mudanças na IA.
A importância da inclusão da árvore genealógica para todas as facções vem da possibilidade de criar intrigas e causar instabilidade dentro e fora da família, seja para conquistar uma nova posição de poder, aumentar a influência em uma região, e por aí vai. Aqueles que jogaram Thrones of Britannia já usaram uma mecânica parecida.
Em conjunto, a atualização refaz todas as ações de agentes – e torna algumas mais poderosas ou limitadas para facções específicas – e resolve alguns dos problemas mais alarmantes com a IA na batalha. Sim, a IA de Rome II. Aquela que nós, fãs, já perdemos a paciência. A lista, disponível no blog oficial, inclui melhor uso de brechas na defesa do jogador como oportunidades de ataque, redução das chances do oponente defender somente a área de captura em cidades que sem muralhas e a correção do bug onde a IA nunca ataca as muralhas da cidade.
Por fim, se você, como eu, detestava o filtro amarelo de Rome II, aqui vai uma boa notícia: ele praticamente sumiu. Como demonstrados no GIFs abaixo, a Creative Assembly melhorou a iluminação, sombras e reflexos da água, e algumas texturas.
Se você tem interesse em testar o Ancestral Update, basta clicar no Rome II com o botão direito do mouse, escolher Propriedades -> Betas e acessar a opção Ancestral. Não se esqueça de desativar quaisquer mods que utiliza antes de iniciar.
Ainda não há data para a versão final da atualização.