Em nota, a Paradox Interactive e a Kodo Linjia anunciaram que “Stardeus”, o jogo de gerenciamento / construção de naves recebeu a sua primeira grande atualização desde que entrou em acesso antecipado em outubro de 2022. Intitulada “Bioverse”, ela praticamente aprimora todas as áreas do jogo para torná-lo mais intuitivo e ao mesmo tempo mais complexo.
Para quem nunca ouviu falar do título, “Stardeus” te coloca no comando de uma espaçonave destruída, cabe a você reconstruí-la, recrutar cientistas (ou encontrá-los nos destroços) e outros humanos para pilotá-la e explorar o universo. Você faz isso inicialmente com a ajuda de robôs e, à medida que progride no jogo, você começa a ter que gerenciar toda uma tripulação. Isso inclui suas necessidades básicas, avançadas e também administrar o consumo e produção de energia, alimentos e outros bens dentro da espaçonave.
A nova atualização torna as horas iniciais do jogo mais “simples” de serem compreendidas. O tutorial inicial, embora competente, carecia muita informação para quem já não estava acostumado com jogos como “Factorio” ou “Rimworld”. A partir de “Bioverse” isso começa a ser corrigido com novas informações e um menu mais intuitivo.
Para quem já tem mais experiência com o jogo, como é o meu caso, a maior adição vai ser o sistema de combate consideravelmente melhorado. Ainda que não seja o foco de “Stardeus”, agora todos os humanos, robôs e alienígenas possuem partes específicas do corpo que podem ser danificadas ou arrancadas durante o combate. Aqueles que morreram, bem, ao menos seus órgãos vão poder ser vendido no mercado. Sim, “Stardeus” está virando um daqueles jogos.
A lista completa de alterações, disponível no fórum do Steam, revigora e muito o meu interesse por “Stardeus”. Sempre o vi com um jogo com potencial imenso, mas que atendia um nicho dolorosamente específico. Espero que com a atualização mais pessoas deem uma oportunidade para ele. Vale lembrar que uma demo está disponível no Steam e que ela foi atualizada para a versão mais recente do título.
Para um sumário da atualização, recomendo assistirem o vídeo abaixo: