Mais uma temporada e mais uma rodada na eterna lista de atualizações (que corrigem pouco) de Civilization VI. A atualização de “primavera” (outono no Brasil) foi lançada nesta semana e se foca tanto em refinar as principais mecânicas de Rise and Fall, como buffs em habilidades de civilizações e unidades. O sistema de lealdade – um dos pontos que critiquei da expansão – agora está melhor integrado pela influência da religião no seu cálculo final. Cidades que seguem a religião que você escolheu terão um maior nível de lealdade, enquanto as que não seguem ou seguem a do oponente, menor.
Outra melhoria considerável é a possibilidade de participar de guerras conjuntas mesmo que elas já tenham sido iniciadas e receber o bônus de Casus Belli. Além disso, é preciso que uma das partes tenha denunciado a civilização oponente pelo mínimo de cinco turnos.
Já para as civilizações o destaque fica mesmo para o Reino Unido, que receberá uma nova unidade Settler não só quando construir uma cidade em um outro continente, como também após construir o Royal Navy Dockyard. Os samurais tiveram seu custo de produção reduzido de 180 para 160, o mesmo dos Khvesur da Geórgia.
Como sempre, promessas de melhorias na IA estão inclusas, incluindo a priorização da dominação de cidades, gerenciamento de defesa de cidades e territórios e (finalmente) a correção da demasiada ênfase na monarquia. O último bug aparecia bastante em late game quando a IA decidia que não ia avançar o seu sistema de governo.
Ainda é cedo demais para dizer qual vai ser o impacto das mudanças em Civilization VI, especialmente se a IA foi de fato melhorada. Torço para que sim. A lista completa de alterações e correções foi publicada no fórum do Steam.