Depois de se tornar um dos roguelites queridinhos do ano ao ser disponibilizado no Steam Early Access no começo de maio, Dead Cells, receberá nesta terça-feira (14), a sua terceira grande atualização, o “Brutal Update”. Nela está inclusa um novo chefão, novos biomas e alterações drásticas no sistema de progressão.
No trailer divulgado pela desenvolvedora Motion Twin é possível ver os dois novos biomas, Clock Tower e Slumbering Sanctuary, assim como seus respectivos monstros. Como de costume, com ele chegam novos tipos de loot que vão de de armas a ferramentas.
Com esta adição também houve uma reorganização dos chefões, onde o The Watcher se torna um chefão para a metade da run e o Assassin é o novo chefão “final” do conteúdo presente no game.
Entretanto, o mais importante fica para a mudança do sistema de progressão. O sistema antigo, baseado em força / habilidades / pontos de vida foi trocado por um que leva em conta brutalidade, tática e sobrevivência.
Brutalidade (vermelho) aumenta em 18% a quantidade de vida do personagem, enquanto tática (roxo) reduz o tempo de reuso dos itens e por fim, sobrevivência (verde) adiciona mais 40% de pontos de vida. Apesar de soares similares, os nuances ficam para os equipamentos em si.
Agora as armas, habilidades e escudos são separados por brutalidade, tática e sobrevivência. Pode acontecer do jogador encontrar itens de cores vermelha e roxa, ou seja, que se baseiam nesses dois atributos para definir o dano — mas sempre irão dar preferência ao atributo mais alto. Com eles também chega um novo tipo de equipamento, o sem cor. Este usa sempre o atributo mais alto — seja ele tática, sobrevivência ou brutalidade — para definir o dano.
Para quem não jogou o roguelite, a mudança vai dar ao jogador uma maior maleabilidade na forma que ele progride pelo cenário e ao mesmo tempo fazer com que as escolhas a serem tomadas sejam mais cruciais. Por exemplo, atualmente é muito comum ver builds onde um jogador põe todos os pontos em força e acaba com um personagem extremamente forte e frágil. Una isso a itens capazes de criar bolhas de proteção e ele se torna quase invencível.
Se você, que como eu, já investiu algumas horas em Dead Cells, é bom sentar e rever os conceitos de como matar o novo chefão e avançar no mapa. Meu instinto? Agora é hora de tomar mais riscos.