Para quem é fanático por jogos 4X e não tem medo de investir seu tempo neles, Distant Worlds 2 – considerado como um dos mais complexos – foi uma das grandes promessas de 2022. A temática sci-fi aliada a múltiplos sistemas de logística, diplomacia e combate o tornam único. Seu lançamento, no entanto, deixou um gosto amargo na boca de muitos, incluindo eu. O que tínhamos na mão era algo que sequer funcionava direito. A atualização “Aurora”, lançada nesta semana, promete ser o primeiro passo para mudar isso.
Resultado de um gigantesco “vai e vem” em diálogo com a comunidade desde outubro do ano passado, a equipe se focou em melhorar a engine do jogo para que ela seja mais responsiva, assim como o sistema de automação de logística e gerenciamento de frotas intergalácticas. Obviamente questões relacionadas a IA como a interação com outros líderes, facções neutras ou hostis também foram revistas e agora você (provavelmente) não será atacado por piratas poderosíssimos já nos primeiros 5 minutos de jogo.
Não é a toa que a lista de alterações é de quase 17 páginas (link) com pontos cruciais que vão de “Melhora significativa em como a IA oponente prioriza as suas pesquisas”, “IA irá declarar guerra com mais frequência”, até “Novos atalhos para a interface” e um “nova janela com um sumário de frotas”. Ao menos para mim isso mostra que a atualização de fato está tentando mudar algo assim como a equipe não está tão cega mais para os problemas de Distant Worlds 2.
Infelizmente, eu não posso de fato dizer o que mudou ou melhorou pois ainda não tive tempo de sequer iniciar uma partida. Considerando que elas tendem a levar mais de 30h para serem completadas… se eu não for dizimado antes disso, ainda vai demorar um tempo para eu dar um parecer sobre como ela está.
O vídeo publicado pela Slitherine em seu canal do Youtube onde o designer chefe Erik K. Rutins que repassa as principais alterações da “Aurora”, me deixa esperançoso. A desenvolvedora também confirmou que um DLC com duas novas facções será lançado ainda este mês, mas não entrou em detalhes.
Torço muito para que Distant Worlds 2 continue nesse ritmo e consiga dar a volta por cima. É um dos 4X que eu mais quero recomendar para as pessoas, mas hesito bastante devido aos seus problemas técnicos. Espero agora poder recomendar.