X4: Foundations

Acompanhe a franquia “X” da Egosoft de perto e você saberá que o lançamento é só uma etapa – de uma longa e, muitas vezes tortuosa – jornada de atualizações e correções de bugs para o simulador espacial. Como era de se esperar, X4: Foundations, já recebeu a sua primeira grande atualização (1.5) e traz pela primeira vez, uma funcionalidade online.

Chamada de “Online Ventures”, ela permite que você envie uma das suas naves para o universo de outros jogadores com a chance de ela voltar com matérias-primas ou equipamentos raros. A função até então é opcional e está em fase de testes.

A comunidade recebeu a notícia de maneira morna, com muitos já receosos de que a franquia tomasse uma direção contrária à típica de ser um sandbox para um jogador. A meu ver é muita tempestade em copo d’água, ainda mais que a Egosoft não tem nenhum plano (ou experiência) com componentes online.

Mas o que importa mesmo são as dezenas de melhorias, incluindo uma opção para “Betty” – nome dado a voz do computador de bordo – falar em voz alta o nome das estações. Outro ponto relevante são melhorias nas guerras entre facções, que tendiam a não ocorrer e prejudicavam o end-game.

Eu ainda não gastei o tempo que eu deveria em X4: Foundations para emitir um veredito final, mas aponto que de longe é o lançamento mais “estável” da Egosoft até então. Uma segunda atualização (2.0) está prevista para meados de janeiro, mais detalhes sobre ela serão divulgados nos próximos dias.

A lista completa de alterações na atualização 1.5 está disponível no fórum do Steam.

Atualização 1.5 de X4: Foundations introduz funcionalidades online

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.