Vocês se lembram quando tivemos que pagar para criar o nosso próprio rei, duque ou seja lá o que for em Crusader Kings 2? Como os tempos mudaram não é mesmo? Agora a Paradox adiciona o aguardado por muitos “Ruler Designer” junto com a atualização 1.2, lançada nesta terça-feira (24).
Isto pode não ser impressionante para aqueles que acompanham de perto os diários de desenvolvimento no fórum da Paradox, mas o que é novidade é o quão mais envolvente está o novo “Ruler Designer” em comparação ao de Crusader Kings 2. Dei uma bisbilhotada nele via um acesso antecipado oferecido para nós pela Paradox e gastei mais tempo criando dezenas de personagens ao invés de jogar Crusader Kings 3.
O grau de personalização é, sinceramente, absurdo. Você pode ajustar cada pequeno detalhe do rosto, do corpo, mudar o estilo de cabelo, o quão longo é o cabelo e tantos outros pormenores que ia gastar metade do meu dia se parasse para listá-los.
A atualização vem acompanhada de uma série de melhorias para a interface — como uma lista de personagens que você já matou e um novo visual para o modo “Dinastia”, ajustes na IA, a possibilidade de editar as regras da partida, e novos visuais para cidades de grupos tribais de acordo com a região que habitam.
Também devo dizer que fiquei bem feliz no que diz respeito a essas melhorias. Crusader Kings 3 – ainda mais com essa pegada mais RPG que eu tanto apontei na minha crítica – se torna cada vez mais prazeroso de se jogar. É um jogo formado por minuciosos detalhes e cada pedaço da engrenagem, mesmo que seja o estilo visual de uma cidade, que a Paradox muda para melhor é – a meu ver – uma grande vitória.
E olha, depois de Battle for the Bosporus, ver a atualização de Crusader Kings 3 chegar com tudo me dá até um pouco de esperança que a Paradox está voltando aos trilhos. Agora só falta acertarem a mão na IA de Stellaris e torcer para que a próxima expansão de Europa Universalis IV sejam boas.
A lista completa de alterações da atualização 1.2 está disponível no site da Paradox.