Atelier Ryza 2 já começa com um ritmo muito mais frenético, sistemas mais bem explicados e conta com uma versão PC mais competente.

Um dos grandes defeitos da série Atelier é o quanto a história se arrasta até engrenar. Horas e mais horas de um tutorial para aprender cada mecânica, apresentar os personagens, o sistema de batalha. Enfim, bem a cara de um JRPG mais tradicional. Foi com muita surpresa que vi Atelier Ryza 2 cortar grande parte disto e não perder nada.

Lançado na última semana para PC, PlayStation 4/5, e Switch, o jogo se passa três anos depois dos acontecimentos de Ever Darkness & the Secret Hideout. A premissa se mantém muito próxima dos outros jogos da franquia; ou seja, espere um sistema de crafting relativamente “denso”, um sistema de combate simples mas agradável e uma história bem leve e com momentos engraçados.

Por mais que eu esteja nas primeiras horas de jogo, já é notável o quanto a Koei Tecmo e a Gust aprenderam com o primeiro jogo e não só na parte de cortar os tutoriais insuportáveis. O sistema de combate teve melhorias que fazem você “participar” mais das batalhas como “bloqueios perfeitos” para ganhar mais pontos de ação. Esta pequena mudança já dá uma ideia que o end game não vai ser tão entediante quanto o antecessor.

Outro componente que a Koei Tecmo aprimorou bastante é a parte técnica. Que alivio ver um jogo onde eu não tenho que ajustar dezenas de arquivos porque meu monitor é ultrawide (não há suporte a 21:9, mas resoluções 16:9 não ficam esticadas) e com opções visuais para quem tem computadores menos potentes.

Outras partes, no entanto, podem acabar não sendo tão interessantes se você é um grande fã de exploração. A maior parte dos eventos principais ocorrem dentro da capital e isso prejudica um pouco a sensação de uma “jornada” que o primeiro tinha. As novas dungeons especiais até compensam pelo lado de mecânicas – ainda mais que elas oferecem diferentes maneiras de serem navegadas – mas não espere nada radical.

Até então o que eu posso dizer é: Se você se apaixonou por Atelier Ryza, Atelier Ryza 2 sem dúvidas vai te trazer a mesma sensação de conforto. E, sinceramente, esta é a principal razão pela qual eu tenho interesse na franquia.

Agora me deem licença que eu tenho muitos materiais para coletar.

Atelier Ryza 2: Lost Legends & the Secret Fairy sai no PC e consoles

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.