Com poucos dias até do terceiro e presumidamente o último DLC de Battle Brothers em 13 de agosto por US$14,99, Blazing Deserts, a Overhype Studios divulgou três vídeos de preview com mais informações sobre o novo mapa, novos “inícios de campanha”, o modo arena e os eventos de end game.
Em comparação com o mapa do jogo base, Blazing Deserts aparenta ser mais “vivo” e com mais pontos de interesse. Um dos pontos mencionados no vídeo é o “The Oracle”, um local sagrado que poderá ser ponto de conflito entre diferentes facções no late game.
Também é possível como é começar a campanha com os gladiadores, que de acordo com a Overhype são excelentes em combate mas com o custo de manutenção altíssimo. Isso é notável no tipo de armadura e armas que usam. Não é a toa que eles se dão bem de começo na arena — o novo evento disponível nas grandes cidades ao sul do mapa. A arena é bem como eu imaginava: lute contra ondas de inimigos e ganhe muito dinheiro caso saia vivo. Como falamos de Battle Brothers, sair vivo é a parte mais difícil.
O segundo vídeo se foca nos pormenores de Blazing Deserts, como acompanhantes / seguidores que serão adicionados no DLC. Tais seguidores funcionam como habilidades “passivas”. Alguns desses seguidores podem facilitar ataque a caravanas ou aumentar a visibilidade no mapa. Para obter mais seguidores é preciso de renome, obtido ao vencer batalhas ou completar missões. Quanto maior renome, maior a quantidade de seguidores.
Ele aproveita para mostrar o início de campanha dos “Manhunters”, que são praticamente donos de escravos no universo de Battle Brothers. O principal diferencial deles é a capacidade de ter até 16 combatentes em campo e a possibilidade de escravizar seus oponentes. Para contrabalancear, é esperado que o jogador tenha mais escravos, mais fracos em combate, do que soldados tradicionais. Caso contrário os seus soldados ficarão descontentes. Macabro, mas condizente com o universo de Battle Brothers.
O terceiro vídeo entra em detalhes nos novos armamentos que estão presentes em Blazing Deserts. Dentre elas estão a Handgone, um “rifle” (para a falta de uma palavra melhor) que é capaz de atingir múltiplos inimigos mas que não pode ser usada durante o combate. Outra delas é a Fire Lance – um equipamento de uso único que, ao ser usado, queima até dois tiles ao seu redor e pode atingir até dois inimigos ao mesmo tempo.
Outro equipamento que estará incluso na expansão é o Fire Pot. O item consumível é como uma granada e pode ser usado tanto para criar um chokepoint para os inimigos, como também queimá-los caos a situação esteja braba para o seu lado.
Mas claro que, isso sendo Battle Brothers, as coisas não vão ficar fáceis para o jogador. Um dos eventos do late game – Holy War, guerras sagradas que ocorrem entre a parte norte e sul do mapa – traz o inimigo usando morteiros e Handgone contra suas tropas. Só de ver a batalha já me dá uma grande angústia. O armamento mais perigoso do mapa é o morteiro, que não pode ser destruído e só se torna inutilizável caso o seu engenheiro seja eliminado.
Ao longo do vídeo você pode ver o poder devastador do morteiro, que ao invés de causar dano, diminui a moral da sua equipe de uma maneira tremenda e faz com que as batalhas sejam ainda mais difíceis de se vencer. Mas, afinal, isso é o caso de uma batalha de end game. Ou seja, espero que as suas tropas estejam preparadas para esse desafio… eu acho.
Blazing Deserts sai em 13 de agosto por US$14,99. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.