Com praticamente dois dias até o tão aguardado lançamento, a Microsoft divulgou nesta semana o trailer de lançamento de Age of Empires IV… que surpreendentemente não tem um pingo de gameplay. E, pelo visto, depois de tantos testes beta e uma recepção positiva da crítica nacional e internacional, nem precisa.
Para aqueles que perguntarem: não, eu não estou com o jogo em mãos, mas do que eu joguei das versões beta – e creio que muito disso irá se tornar verdade na versão final que sai em 28 de outubro via Steam e Gamepass – Age of Empires IV não reinventa a roda mas a refina suficiente para valer a pena dar uma chance.
Eu ainda não caio de amores pela nova interface em comparação com as belíssimas artes de Age of Empires II e III. O foco no multiplayer, outro ponto citado pela crítica, também era bem óbvio considerando que torneios de Age of Empires II ocorrem com bastante frequência e até mais do que o meu favorito Age of Empires III.
Isso não quer dizer que ele parou no tempo. Uma das minhas críticas favoritas, a de Rob Zacny do Waypoint, aponta o uso de arbustos para armadilhas e o uso de certas ideias que deram certo em Age of Empires III – como prédios especiais para avançar de era. As missões em si aparentam ter um tom documental ao invés da narrativa por meio de imagens de Age of Empires II. Não tenho muito o que opinar sobre isso, só fico aliviado que a Relic não decidiu seguir uma história como foi a de Age of Empires III.
No mais, espere minha crítica assim que eu por as mãos no jogo. Isto é, se eu não for engolido pelo multiplayer.
Age of Empires IV está em pré-venda no Steam por R$199,99.
Para quem quer uma relembrada na jogabilidade de Age of Empires IV, recomendo assistir o trailer da Gamescom deste ano: