Depois de um anúncio carente de informações, a Slitherine finalmente deu mais detalhes sobre Field of Glory II: Medieval durante uma transmissão realizada no Twitch na última semana. Além de uma partida jogada ao vivo, a empresa trouxe uma entrevista com Richard Bodley Scott — o criador do jogo de tabuleiro e como ele se assemelha ou se diferencia em relação aos outros games da série.

De acordo com Richard Bodley Scott (RBS), a maioria das mecânicas de Field of Glory II: Medieval se mantém as mesmas do jogo original. Quem possui experiência no jogo base não vai ter muitos problemas em se adaptar paras novas mecânicas. O maior “empecilho” serão as novas tropas como cavaleiros medievais, novos tipos de arqueiros e carroças com mantimentos.

Empecilho aqui é usado por Richard Bodley Scott devido as mecânicas que Field of Glory II: Medieval utiliza. Tanto o jogo de tabuleiro como a sua versão digital são mais voltadas ao uso de um sistema de moral do que “o vencedor é aquele que elimina mais inimigos”. Isso é claro em Field of Glory II e não estou surpreso que isso se mantenha para a “sequência”.

Outras informações confirmadas pela Slitherine é a adição de um novo tipo de terreno de neve, defesas de castelos, melhorias no editor de cenários e na configuração de campanhas.

Todavia, a desculpa para que Field of Glory II: Medieval seja um jogo standalone ao invés de uma expansão não cola muito comigo. A decisão foi tomada por questões de balanceamento do custo das unidades e para aplicar uma nova interface. A engine é a mesma, então por que não usar um launcher diferente ou carregar um módulo separado? Minha presunção? Ganância da Slitherine.

Dito isso, eu ainda tenho interesse em jogar Field of Glory II – Medieval em 2021 e fico com uma pontinha de esperança de que cedo ou tarde um novo Field of Glory Empires seja lançado com o período medieval. E, quem sabe, que a AGEOD e a Slitherine aprendam a unificar melhor os sistemas do jogo ao invés de me fazer iniciar dois jogos separados caso eu queira participar de batalhas táticas.

Assista ao primeiro gameplay de Field of Glory II: Medieval

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.