Depois de um anúncio carente de informações, a Slitherine finalmente deu mais detalhes sobre Field of Glory II: Medieval durante uma transmissão realizada no Twitch na última semana. Além de uma partida jogada ao vivo, a empresa trouxe uma entrevista com Richard Bodley Scott — o criador do jogo de tabuleiro e como ele se assemelha ou se diferencia em relação aos outros games da série.
De acordo com Richard Bodley Scott (RBS), a maioria das mecânicas de Field of Glory II: Medieval se mantém as mesmas do jogo original. Quem possui experiência no jogo base não vai ter muitos problemas em se adaptar paras novas mecânicas. O maior “empecilho” serão as novas tropas como cavaleiros medievais, novos tipos de arqueiros e carroças com mantimentos.
Empecilho aqui é usado por Richard Bodley Scott devido as mecânicas que Field of Glory II: Medieval utiliza. Tanto o jogo de tabuleiro como a sua versão digital são mais voltadas ao uso de um sistema de moral do que “o vencedor é aquele que elimina mais inimigos”. Isso é claro em Field of Glory II e não estou surpreso que isso se mantenha para a “sequência”.
Outras informações confirmadas pela Slitherine é a adição de um novo tipo de terreno de neve, defesas de castelos, melhorias no editor de cenários e na configuração de campanhas.
Todavia, a desculpa para que Field of Glory II: Medieval seja um jogo standalone ao invés de uma expansão não cola muito comigo. A decisão foi tomada por questões de balanceamento do custo das unidades e para aplicar uma nova interface. A engine é a mesma, então por que não usar um launcher diferente ou carregar um módulo separado? Minha presunção? Ganância da Slitherine.
Dito isso, eu ainda tenho interesse em jogar Field of Glory II – Medieval em 2021 e fico com uma pontinha de esperança de que cedo ou tarde um novo Field of Glory Empires seja lançado com o período medieval. E, quem sabe, que a AGEOD e a Slitherine aprendam a unificar melhor os sistemas do jogo ao invés de me fazer iniciar dois jogos separados caso eu queira participar de batalhas táticas.