Eu gosto do trabalho que a desenvolvedora alemã Egosoft e seus games da série X, sim, até X-Rebirth. Mas se tem algo que ela é muito boa é em esconder mecânicas e não divulgar muitos detalhes até o último minuto. Não foi diferente com X4 Foundations, que depois de um mero trailer de sete minutos, finalmente teve mais detalhes divulgados. Não pela empresa, mas por uma transmissão feita pelo youtuber ObsidianAnt – famoso dentro da comunidade de jogos de espaço e Elite Dangerous – nesta quarta-feira (28).

A transmissão de quase cinco horas revela como funcionam algumas mecânicas, como missões, construções de naves e administração de setores. Para quem ainda estava com o pé atrás de esse ser mais um X-Rebirth, respirem aliviados, X4 retém poucas das mecânicas do spin-off, e as que estão presentes foram consideravelmente refinadas.

Chamo a atenção para a 1h23m da transmissão, onde pode-se ver a transição praticamente instantânea entre aterrissar em uma estação e sair da sua nave para verificar quais facções controlam o setor, quais missões estão disponíveis e o preço de comodidades e matérias-primas que podem ser vendidas na estação específico – dois elementos que compõem a base para os jogadores que almejam criar um império mercantil dentro do game.

Ainda no assunto de compra e venda de mercadorias, aos 1h37m Obsidian Ant mostra como é possível comprar mercadorias e separá-las entre diferentes naves caso possua uma frota.

Já aos 1h49 você pode ver um pouco de combate, talvez o máximo que toda a transmissão mostra. A nave que Obsidian pilota é uma consideravelmente ágil, o que mostra que a Egosoft realmente refinou as mecânicas de X4 para diferentes estilos de jogadores. Bem, ao menos melhor do que o lento cargueiro que você começava vem X-Rebirth.

Avançando para os 3h29min, ObsidianAnt mostra o novo sistema de construção de naves, onde você pode visualizar que tipos de componentes uma nave de mineração, ou um cargueiro pode conter, assim como a necessidade de recrutar uma tripulação para manejá-la. Novamente, outro refinamento considerável em relação tanto a X3 como X-Rebirth. Esta versão inicial já demonstra uma impressionante variedade de componentes, que não duvido que venha a ser expandida ao longo dos meses e anos com novas expansões e DLCs.

Você pode ver a transmissão completa abaixo, X4: Foundations está previsto para esta sexta-feira (30) no PC por R$97,99 via Steam e GOG.

Assista a cinco horas de X4: Foundations em ação

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.